BOLETIM DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIREITO INTERNACIONAL

O “Boletim da Sociedade Brasileira de Direito Internacional” foi veiculado pela primeira vez em 1915, sob a direção de Amaro Cavalcanti e presidência de Rui Barbosa, sendo, por isso, a revista jurídica especializada mais antiga do Brasil e tradicionalmente mais importante. O Boletim, desde a referida data, é editado e sempre representou a forma de pensar da academia brasileira de Direito Internacional, veiculando textos dos mais eminentes internacionalistas do Brasil e do mundo, sendo reconhecido, por isso, como expediente de ideias jus-internacionalistas de vanguarda, do pensamento brasileiro mais avançado em matéria de Direito Internacional.

No ano de 2015, quando o Boletim completou 100 anos, decidimos realizar uma publicação especial, e convidamos os mais importantes e renomados internacionalistas do mundo, diplomatas, professores e pesquisadores de instituições respeitadas e pesquisadores dedicados ao Direito Internacional. Para nossa alegria tivemos ótima receptividade e recebemos um conjunto de textos de alta qualidade, escrito pelo talento inventivo dos autores que compõem a presente publicação, e, sobretudo, por sua generosidade e abnegação.

Não obstante a tradição do Boletim é importante ressaltar que na contemporaneidade ele se adaptou e cumpre os mais altos requisitos de publicações científicas estabelecidos por instituições de pesquisa e agencias internacionais de fomento. Publicar no Boletim trata-se de um privilégio, verdadeira honra a qualquer pesquisador e, o edital, publicado internacionalmente em vários idiomas, está aberto permanentemente para recebimento de artigos.

A presente Edição Comemorativa Centenária do Boletim da Sociedade Brasileira de Direito Internacional será distribuída gratuitamente às universidades brasileiras e principais bibliotecas do mundo todo, graças, sobretudo, ao apoio da ITAIPU BINACIONAL para edição da presente obra a quem registramos nosso agradecimento. A Riqueza da presente edição BOLETIM DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIREITO INTERNACIONAL – EDIÇÃO COMEMORATIVA CENTENÁRIA está em reunir um grupo de articulistas do mais alto nível, bem como, ser composta por diversidade de temas e originalidade de abordagens, contribuindo, como tradicionalmente fez, com o aprimoramento do estudo do Direito Internacional e para seu pensamento de vanguarda.

A seguir, clique sobre as imagens das versões digitais do Boletim para consulta e download:
SISTEMA